News

Multinacionais Americanas Estão Investindo Menos no Brasil

- Aug/2018

Política tributária de Trump e incerteza eleitoral são os maiores responsáveis

O investimento de companhias multinacionais americanas no Brasil vem caindo drasticamente. De 2017 para cá, o total investido despencou de 15.7% para 6,6%. Historicamente, as multinacionais americanas sempre foram os maiores investidores na economia brasileira, sendo responsável por cerca de 22% de todo o investimento estrangeiro no país.

A queda no investimento já vem ocorrendo desde 2014, quando o Brasil entrou em recessão, mas intensificou-se após a nova política tributária do atual governo norte-americano, que reduziu de 35% para 21% o imposto de renda de suas empresas. No Brasil, a alíquota do imposto se mantém em 34%.

Além disso, como forma de incentivo, a nova legislação americana passou a permitir que multinacionais repatriem seus recursos nos EUA com uma carga menor de pagamento de impostos. Essa opção tornou-se extremamente atraente para investidores estrangeiros que não estavam conseguindo expandir suas operações no Brasil, e decidiram realocar seu capital para os EUA ou até mesmo para outros países. Entre as companhias que deixaram o Brasil nos últimos anos, estão gigantes do mercado bancário, como o Citibank e o HSBC.

Outro fator determinante para a queda de investimento estrangeiro deve-se a incerteza política e econômica que ronda as próximas eleições para presidência da República do Brasil, em outubro. De acordo com análises de especialistas econômicos e analistas de mercado, existe uma preocupação muito grande do empresariado norte-americano com questões relacionadas ao destino da reforma tributária e das privatizações no país, independentemente de qual candidato seja eleito.

A HAYMAN-WOODWARD CORP é uma holding de várias empresas, incluindo consultoria empresarial, compliance, consultoria em inteligência de desenvolvimento de negócios, gestão bancária e patrimonial, family office, aviação, foodservice e outras. O grupo tem mais de vinte anos de experiência no apoio a empresas e indivíduos em seus desafios para criar valor além das fronteiras. Contamos com uma equipe de especialistas em diversos segmentos da indústria em 6 escritórios ao redor do mundo, para atender integralmente nossos clientes.

A rede global de profissionais da HAYMAN-WOODWARD fornece: Serviços de Family Office, Assessoria Tributária, Gerenciamento de Tecnologia, Terceirização de Desenvolvimento de Negócios, Análise e Perfis de Comportamento e Serviços de Consultoria de Negócios. Com uma experiência inigualável na maioria dos segmentos da indústria desde 1996, nossa equipe de profissionais qualificados prestou serviços valiosos em mais de 100 países, ajudando nossos clientes a se tornarem empreendedores, empresas e entidades governamentais eficientes e de alto desempenho.

A HAYMAN-WOODWARD concentra-se na gestão de portfólios de investimento, assessoria tributária e oportunidades de desenvolvimento de negócios para clientes em todo o mundo, reduzindo as lacunas culturais e garantindo o sucesso contínuo dos clientes no novo mercado de sua escolha.

A clientela da HAYMAN-WOODWARD é composta de empresas de todos os tamanhos, desde pequenas empresas, até empresas da Fortune 1000.

A equipe de profissionais e de gestão da HAYMAN-WOODWARD possui uma experiência combinada de 50 anos em suas áreas e está localizada em nossos escritórios nos Estados Unidos, Ásia, Europa e América Latina. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar seus clientes a alcançar o máximo retorno de seu investimento e um caminho claro para a lucratividade em vários mercados em todo o mundo.

More News


E-Verify® is a registered trademark of the U.S. Department of Homeland Security